O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmou parcerias com 29 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), destinando R$ 2 milhões e 600 mil do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi) para entidades que atuam na promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa.
O secretário Beto Fantinel destacou a importância de fortalecer políticas públicas para idosos e agradeceu às entidades pelo trabalho. Ivanir Argenta dos Santos, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa ressaltou o esforço coletivo.
A seleção das entidades começou em 2023, por meio de um edital do CEI/RS. Com o benefício, serão fortalecidos grupos de convivência, serviços de acolhimento institucional, ações de estudo e pesquisa, e a qualificação da rede de atendimento aos idosos e cuidadores.
Cátia Siqueira, chefe da Unidade Especial de Atenção à Pessoa Idosa da Sedes, celebrou a conquista e o impacto positivo que o recurso terá.
Ivo Konzen, representante da Associação da Terceira Idade de Cerro Largo, comemorou a parceria, que permitirá a ampliação da capacidade de atendimento da instituição. Os recursos devem ser liberados na próxima semana e a parceria terá duração de 12 meses a partir da publicação no Diário Oficial.