Passo Fundo – RS – O ex-diretor da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Passo Fundo, Vinícius Francisco Toazza, foi preso em Porto Alegre. Ele é suspeito de usar a associação para beneficiar um grupo criminoso. A prisão faz parte de um desdobramento da Operação Papillon, deflagrada em maio de 2024, que investigou práticas como tráfico de influência, falsidade ideológica, favorecimento a facções e facilitação de fugas do sistema penitenciário.
O esquema envolvia a seleção indevida de apenados com longa ficha criminal para o sistema Apac, permitindo que agissem livremente e facilitando fugas e práticas criminosas. Além disso, representantes da associação são suspeitos de negociar drogas, armas e celulares, além de intermediar pedidos de facções junto às autoridades. Toazza teria colaborado ativamente para viabilizar essas ações.
A defesa de Toazza afirma que ele tem colaborado com as investigações desde o início e que se apresentou voluntariamente à Justiça, o que foi negado pelo Ministério Público. Segundo seus advogados, ele possui um histórico de trabalho social reconhecido e está empenhado em provar sua inocência. As investigações continuam para esclarecer o envolvimento de todos os suspeitos no esquema. (GZH)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso