Um ato de intolerância política chocou a comunidade de Rosário do Sul, com repercussões desde a noite de sexta-feira (31).
O ex-prefeito Luiz Henrique Antonello foi violentamente agredido enquanto estava em um bar no Centro da cidade, junto com um amigo, Marco Andreazza, que também foi brutalmente agredido.
O fato foi registrado em vídeos que circulam nas redes sociais. Segundo a ocorrência, dez pessoas agrediram Antonello e Andreazza pelo fato deste último ser filiado ao PT, o que configuraria intolerância política.
Antonello e Andreazza estavam sentados em uma mesa quando, repentinamente, um dos suspeitos se aproximou e derrubou tudo o que havia sobre a mesa. Quando questionado por Andreazza sobre o motivo do ato, o suspeito respondeu: “Porque vocês são do PT”. Um segundo agressor empurrou Andreazza da cadeira e iniciiaran as violentas agressões, que foram filmadas. Os agressores seriam ligados à extrema-direita e simpatizantes do bolsonarismo.
Apesar de ambos terem mais de 60 anos, os agressores não cessaram as agressões: Andreazza foi socado e chutado no chão, enquanto Antonello foi colocado contra a parede e recebeu socos. A Brigada Militar chegou ao local, mas os suspeitos fugiram antes de serem detidos. As vítimas relataram que nunca tiveram desavenças com os agressores.
Amigo de ambos, o rosariense João Ramis, conversou com a reportagem do site Caderno 7, e relatou mais do lamentável fato. “Realmente, um ato violento de intolerância e prática de violência política inexplicável, gratuita, anticivilizatória e incompatível com qualquer regime democrático. Não é possível admitir o ódio, a intimidação e as agressões físicas como normais em um regime democrático real, que defenda a pluralidade de ideias e o respeito constitucional. Nossa posição é de repúdio a essa prática política, de serenidade e luta por um Brasil livre de preconceitos e discriminações de qualquer ordem, humano e solidário”, afirmou.
A filha de Antonello, Isabelle, também externou seu choque com o ato. “Não tenho como descrever, nunca queria que meu pai tivesse passado por isso. Ele é um senhor de 60 anos e foi prefeito de nossa cidade. As pessoas perderam a completa noção de respeito. Isso vai além da política; são seres humanos”, lamentou. O ato motivou repercussões externas. A deputada federal Maria do Rosário expressou, em vídeo, solidariedade às vítimas dessa intolerância política.
O caso foi registrado na Delegacia.
Reportagem: Marcelo Ribeiro. jornalismo@caderno7.com



Lamentável a falta de noção desses agressores, cadeia é pouco para essa gente intolerante e baixo nível social, fora da sociedade quem sabe aprendam a respeitar as divergências
Espero que essa agressão,não fique por isso mesmo .Pois isso foi a herança do Bolsonarismo.