Alegrete/Estado – RS – O ex-prefeito Márcio Amaral deixou o cargo de diretor da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação para assumir a Subsecretaria de Irrigação. A nova função é voltada ao enfrentamento da falta de água e ao fortalecimento da produção no campo.
A nova função
Já em atividade, Amaral passa a coordenar projetos destinados a municípios com carência de recursos hídricos, com foco na ampliação da área irrigada no Estado. A irrigação é considerada uma das principais ferramentas para reduzir os impactos das estiagens recorrentes no RS.
Os recursos
Ao confirmar a mudança, o subsecretário informou que o Estado deve efetuar, em breve, o pagamento de cerca de 45 milhões aos produtores rurais. O valor corresponde aos 20% de subvenção do programa Irriga Mais RS – Fase dois, que viabilizou a implantação de cerca de 25 mil hectares irrigados em diferentes regiões.
Os próximos passos
Segundo Amaral, já existem estudos internos para o lançamento da Fase três do programa, ampliando o alcance da política pública. Com sua saída da diretoria da Secretaria, o cargo passou a ser ocupado por Joel Maraschin, ex-chefe de gabinete da pasta. A mudança reforça a prioridade do governo estadual em ações de segurança hídrica e sustentabilidade no agro.
Fonte: Secretaria Estadual da Agricultura/Portal Alegrete Tudo.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


