Durante o evento da Famurs (Federação dos Municípios do RS) foram destacadas a importância de projetos de barragens secas* e a proposta de criação do Hospital Universitário do Pampa.
A lei da Faixa de Fronteira e a duplicação da BR-290 também foram temas em pauta.

Articulação política e o desenvolvimento regional
O presidente da Famurs, Luciano Orsi, enfatizou a proximidade com associações regionais e a importância de ouvir os prefeitos para um melhor assessoramento técnico e político. “Nós recebemos demandas, mas é importante vir no local e entender como as coisas acontecem”, destacou.
O deputado Afonso Motta ressaltou a necessidade de maior mobilização dos prefeitos e uma crítica visão regional para fortalecer a proteção das fronteiras.

Melhoria da infraestrutura
Maher Jaber Mahmud, presidente da AMFRO (Associação dos Municípios da Fronteira Oeste), sublinhou a necessidade de a Famurs estar aberta para ouvir e tratar as demandas locais, como a melhoria da infraestrutura viária e a construção de um hospital universitário para atendimento de alta e média complexidade na região.
Hospital universitário do Pampa
O evento abordou a urgência de reparos e a duplicação da BR-290, a necessidade de habitação digna, e a precariedade de hospitais na região, enfatizando a importância de iniciativas como o Hospital Universitário do Pampa para atendimentos de saúde de média e alta complexidade.
Faltam políticas públicas para a fronteira
O prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, agradeceu pela escolha do município, pois a região vive uma ambiguidade: possui muitas riquezas, como é o PIB agropecuário, a geração de energia, o potencial turístico, e na inovação e tecnologia, mas, tem uma grande desigualdade social.
“Nós temos um potencial enorme, mas falta uma visão de gerar políticas públicas voltadas para fronteira. Através da força da Famurs e da disseminação desse potencial que temos aqui, e que muitas vezes nós mesmos duvidamos, fazer com que isso venha em benefício para a região”, declarou Amaral.

Continuidade da Missão
A Famurs seguirá com a Missão Municipalista, promovendo seminários pelo RS como parte da gestão de Luciano Orsi. O objetivo é fortalecer a conexão com as prefeituras gaúchas, abordando temas essenciais para o crescimento e bem-estar dos municípios participantes.
*Barragens secas…
…são estruturas de engenharia hidráulica projetadas para controle de cheias e manejo de águas pluviais. Diferentemente das barragens tradicionais, que mantêm uma reserva de água permanente, as barragens secas são normalmente vazias e só retêm água durante períodos de chuva intensa.