Estado – RS – A situação da malha ferroviária no estado vai de mal a pior e virou caso de polícia e justiça. Desde que o serviço foi concedido à iniciativa privada em 1997, a rede de trilhos encolheu drasticamente. Na época, eram 3,8 mil quilômetros; hoje, sobram apenas 921 quilômetros operando. O resto foi abandonado ou sucateado.
O desmonte e a reação
Para completar o cenário de abandono, denúncias apontam que a empresa Rumo está arrancando trilhos e dormentes daqui e mandando para outros estados, como Santa Catarina e Paraná. Caminhões carregados foram vistos saindo da Serra. O Sindicato dos Ferroviários gritou e o Ministério Público Federal entrou no circuito para exigir respostas. A empresa alega que tem autorização da agência reguladora (ANTT) para remanejar materiais, mas o governo federal diz que isso valeria apenas para consertos dentro do RS, e não para levar embora.
A conta do prejuízo
Depois da enchente de maio, o transporte por trem ficou ainda mais prejudicado, deixando o estado praticamente isolado do resto do país por essa via. Empresários e o governo estadual calculam que o descaso pode gerar uma conta de 20 bilhões em indenizações por perdas logísticas e danos morais. Hoje, a velocidade média dos trens gaúchos é de 21 km/h, uma das mais lentas do Brasil. O governo federal promete um novo plano de concessão para 2026, tentando recuperar trechos essenciais como a ligação com Uruguaiana.
Fonte: GZH
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