(Região metropolitana de Porto Alegre) – Um esquema de falsificação de documentos médicos foi descoberto em empresas de home care (serviços médicos domiciliares) no RS. A denúncia partiu de uma ex-funcionária que relatou a adulteração de laudos e assinaturas para justificar decisões judiciais que obrigavam o poder público a pagar por serviços nunca realizados. Documentos apresentados pela denunciante incluem carimbos e registros falsificados, enquanto profissionais de saúde tiveram seus nomes usados sem consentimento.
A investigação revelou que empresas forjavam orçamentos e relatórios médicos para garantir decisões favoráveis e superfaturamento. Representantes dessas empresas admitiram práticas fraudulentas em gravações, revelando parcerias com médicos e advogados para embasar laudos falsos. Familiares de pacientes também seriam beneficiados, desviando parte dos valores para uso pessoal, como reformas e aquisições.
Houve buscas e o caso segue em segredo de Justiça. A Procuradoria-Geral do Estado identificou aumento nos bloqueios judiciais relacionados a pagamentos de home care, levantando suspeitas. As empresas envolvidas negam as acusações, enquanto autoridades investigam a extensão do esquema e os responsáveis.
Fonte: RBS.
LEIA TAMBÉM: Ainda há o que dizer sobre Manoel Viana e seus 33 anos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso