Estado – RS – (Região Central) O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar mais barato pelo terceiro ano seguido aqui no estado. A média de queda é de 0,36% para o ano de 2026. Isso acontece porque os preços dos veículos usados baixaram na tabela Fipe. Mas atenção para quem tem moto, pois essa categoria foi a única que subiu, com uma alta média de 2,52%.
As taxas por categoria
Os donos de carros de passeio vão pagar 0,62% a menos, enquanto caminhonetes e utilitários tiveram uma queda de 1,83%. A maior baixa foi nos motorhomes, com quase 3% de redução. Já caminhões e ônibus também tiveram queda nos valores de mercado. É bom lembrar que as alíquotas do governo não mudaram: seguem 3% para carros e 2% para motos. O que baixou foi o preço do veículo usado.
O motivo da mudança
Essa redução reflete o comportamento do mercado. Depois da pandemia, os preços dispararam por falta de peças, mas agora as coisas normalizaram. A entrada forte de carros chineses também ajudou a segurar os preços da concorrência. No entanto, como as motos seguem muito valorizadas e procuradas, o valor de tabela delas subiu, puxando o imposto para cima.
O calendário de pagamento
A Secretaria da Fazenda ainda não divulgou as datas exatas para o pagamento nem os prazos para a antecipação, o que deve ocorrer nos próximos dias. Quem colocou CPF na nota até outubro já garantiu o desconto de Bom Cidadão. Agora resta esperar o calendário oficial para saber até quando vai o desconto máximo de antecipação.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


