Estado – RS – O Tribunal de Justiça do RS anunciou o repasse de 103 milhões para a Secretaria da Saúde do Estado. O termo de cooperação foi assinado no Palácio da Justiça pelo presidente do TJ-RS, Alberto Delgado Neto, pelo governador Eduardo Leite e pela secretária Arita Bergmann, com foco na melhoria da rede hospitalar e na ampliação de cirurgias e exames.
Repasse aos hospitais
Do total anunciado, 69,2 milhões serão aplicados diretamente em oito hospitais gaúchos. O maior valor vai para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que receberá 20 milhões para obras de ampliação. A Santa Casa da Capital terá 11,5 milhões para compra de equipamentos e modernização, enquanto o Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, ficará com 10 milhões para ampliar a estrutura e implantar novos serviços.
Exames e estrutura
Também estão previstos recursos para aquisição de equipamentos de ressonância magnética em hospitais de Campo Bom e Caxias do Sul. Além disso, haverá investimentos em obras em unidades de Faxinal do Soturno, Porto Alegre e Portão, com foco na ampliação de leitos e melhoria dos atendimentos ambulatoriais.
Ações assistenciais
Outros 33,8 milhões serão destinados a ações assistenciais em todo o Estado. Desse total, 25 milhões serão usados na compra de medicamentos para o tratamento de câncer, enquanto o restante vai para ampliar a oferta de consultas e exames, com o objetivo de reduzir filas no SUS.
Judiciário Solidário
Os recursos fazem parte do programa Judiciário Solidário, por meio do qual o TJ-RS já destinou mais de 249 milhões à área da saúde entre 2022 e 2023. Segundo o governo, esses valores ajudam a viabilizar obras e serviços que não estavam previstos no orçamento regular da Secretaria da Saúde.
Fonte: GZH / TJ-RS
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


