Um levantamento de uma startup especializada em inteligência artificial e ciência de dados, a LifesHub, revelou o impacto da inundação no RS sobre as empresas.
Utilizando geolocalização e bancos de dados, o estudo identificou que mais 194 mil empreendimentos foram afetados. No entanto, não há um diagnóstico detalhado dos danos sofridos por essas empresas devido ao acúmulo de água.
A maioria das empresas afetadas são micro, totalizando 121.642 unidades, seguidas por empresas de pequeno porte (61.416), médias (8.171) e grandes (3.306).
As áreas mais impactadas pela inundação incluem a Grande Porto Alegre, Lajeado, Rio Grande e Santa Cruz, onde há uma concentração de empresas afetadas pelo aguaceiro.
O objetivo do levantamento é contribuir para uma reconstrução mais ágil e precisa, fornecendo dados objetivos. Auxiliar na compreensão das necessidades de recursos e no perfil de crédito para políticas mais assertivas na reconstrução.
Fundada em 2020 em Florianópolis, a LifesHub utiliza inteligência artificial, big data e ciência de dados para oferecer soluções em diversos setores, como saúde, energia, mercado financeiro e construção civil. (GZH)
