Estado – RS – No RS, a redução aprovada pelo Congresso em dezembro chegava a 44 milhões para as instituições federais de ensino superior. Os cortes representavam cerca de 7% do valor enviado pelo governo ao Congresso no projeto de lei orçamentária anual. A redução atingia despesas não obrigatórias, como contas de luz e água, bolsas acadêmicas, insumos de pesquisa e compra de equipamentos.
Confirmação oficial
A confirmação foi dada por Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em reunião com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. O decreto de recomposição será publicado nesta terça-feira, 20.
Valores retomados
Segundo o governo, o valor destinado às universidades federais será de 488 milhões para custeio e investimentos. No RS, a UFRGS teria uma perda de 14,5 milhões, enquanto o Instituto Federal do RS sofreria um corte de cerca de 6 milhões, agora recompostos.
Lula no RS
Lula estará no RS nesta terça-feira, 20, em Rio Grande, para a assinatura de contratos no polo naval. Já Camilo Santana participa na quarta-feira, 21, de evento em Porto Alegre dentro do programa Mais Professores para o Brasil, com entrega de carteiras e vales-computadores no campus Centro da UFRGS.
Fonte: Agência RBS
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


