Porto Alegre – RS – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na Capital na noite de sexta-feira (18) e anunciou que o programa Agora Tem Especialistas deve ser ampliado no estado a partir de agosto. A iniciativa busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS.
Mais hospitais poderão aderir ao modelo
A ideia é que outras instituições, inclusive privadas, possam entrar no programa por meio da troca de dívidas por atendimentos eletivos. O Hospital Fêmina, que ampliou os atendimentos para o turno da noite, foi o local visitado por Padilha. Ele destacou que, em um mês, o Grupo Hospitalar Conceição aumentou em 200% as cirurgias eletivas.
Fila da oncologia já foi zerada na Capital
Segundo a prefeitura, Porto Alegre já zerou as filas de radioterapia e tratamento oncológico de mama pelo SUS, e agora tenta eliminar a espera na cardiologia. O ministro afirmou que a meta do programa é garantir diagnóstico de câncer em até 30 dias e início do tratamento em no máximo 60.
Recursos ainda são ponto de atenção
Apesar do avanço, o ministro não anunciou novos recursos para o RS. A prefeitura da Capital espera reforço para ampliar as chamadas OCI’s (Ofertas de Cuidado Integrado), que permitem ao paciente passar por várias especialidades sem reiniciar a fila.
Fonte: Rádio Gaúcha / GZH.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso