O nível do rio Guaíba atingiu 5m32cm, o maior da história, superando o registro anterior de 4,76m em 1941.
Apesar de ter diminuído para 5,29 metros, a situação ainda é crítica. A cota de alerta é 2,5 metros e de inundação, 3 metros.
O Centro Histórico e o 4º Distrito foram afetados, e há preocupações com áreas mais distantes. Após a chuva de domingo, espera-se uma pausa na segunda e terça-feira, com as chuvas retornando na quarta-feira.
Mais pessoas estão sendo acolhidas em abrigos, com 3.987 registradas na manhã de domingo.
Abastecimeto de água
Desligaram as estações de Tratamento de Água em Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza devido aos alagamentos. Além disso, não há previsão de retomada do abatecimento. As estações Menino Deus e Belém Novo operam com capacidade reduzida A prefeitura pede que as pessoas racionem água neste momento.
A partir desta medição do Guaíba, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de inundação severa para áreas baixas da Região Metropolitana, o alerta vai até até o fim da tarde de domingo (5).

O órgão também orientou evacuação imediata em municípios como Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro, Gravataí, Canoas, Charqueadas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Taquara.
Informações: Agora RS


