Motoristas que tentam evitar multas reduzindo a velocidade apenas próximo aos radares enfrentarão um novo desafio com a introdução da tecnologia doppler.
A tecnologia pode detectar velocidades acima do limite mesmo antes ou depois do radar, analisando ondas eletromagnéticas refletidas pelos veículos para identificar mudanças de frequência e medir velocidade e outros parâmetros. Possibilitando a identificação de motoristas em excesso de velocidade antes de chegarem ao radar.
Ao contrário dos radares convencionais que requerem a instalação de sensores físicos na pista, o doppler não precisa disso.
Os radares doppler não só detectam excesso de velocidade, mas também podem identificar outras infrações. Como uso de celular ao volante, avanço de sinal vermelho, direção na contramão, conversão proibida e estacionamento sobre faixa de pedestres.
Em São Paulo, a implementação desses radares está em andamento e deve ser concluída até o início do próximo ano, com sete já em operação, segundo a CET.
Eles também estão presentes em 24 estados brasileiros, incluindo Curitiba (PR), Pará (PA), Anápolis (GO), Salvador (BA), Novo Hamburgo (RS), Aracaju (SE), Campina Grande (PB), João Pessoa (PE) e outros.



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