Pelotas – RS – O Sistema Único de Saúde (SUS) começou a oferecer um novo exame de DNA-HPV que identifica o vírus antes do surgimento de lesões ou câncer no colo do útero. O teste, produzido pela Fiocruz, substitui o Papanicolau e já está sendo implementado em 12 Estados, incluindo o RS, com início em Pelotas.
Como funciona o exame
A coleta segue o mesmo método do Papanicolau, mas agora o material é colocado em frasco líquido e passa por análise em laboratório com técnica de PCR, capaz de identificar 14 tipos de HPV. Se o resultado apontar vírus de alto risco, a paciente pode ser encaminhada para colposcopia e acompanhamento precoce.
Mais eficácia e prevenção
Com maior sensibilidade, o exame permitirá ampliar o intervalo entre as coletas de três para cinco anos quando o resultado for negativo, reduzindo custos e intervenções. O câncer de colo do útero é totalmente prevenível com vacinação e rastreamento, e especialistas destacam que a inclusão do DNA-HPV no SUS pode transformar o cenário no Brasil, aproximando o país de índices de prevenção alcançados em países como a Austrália e nações da Europa.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso