Rio Grande, RS – A retomada do Polo Naval de Rio Grande ganha força com novos contratos firmados pelo Estaleiro Rio Grande. Após a confirmação da construção de quatro navios da classe Handy, a Ecovix assinou nesta terça-feira (20) contrato com a Transpetro para a construção de cinco navios gaseiros. Somados, os projetos devem gerar cerca de 2,9 mil empregos no pico das obras, com projeção de até 4 mil trabalhadores em atividade até o segundo semestre de 2027.
A assinatura ocorreu no Estaleiro Rio Grande e contou com a presença do presidente da República, Lula, além de autoridades. Este é o segundo contrato da Ecovix dentro do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras (TP 25).
No estaleiro serão construídos cinco navios gaseiros pressurizados — três com capacidade de 7 mil m³ e dois de 14 mil m³ — destinados ao transporte de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e derivados. O investimento é de US$ 414,6 milhões.

Segundo o acionista da Ecovix, José Antunes Sobrinho, a retomada do Polo Naval é resultado de planejamento e capacidade técnica. “Este contrato reforça um trabalho contínuo e o compromisso com o desenvolvimento do setor”, afirmou.
Os trabalhos para a construção das embarcações devem começar até janeiro de 2027. Apenas os navios gaseiros devem gerar até 1.500 empregos no pico da produção. Já as embarcações Handy devem empregar cerca de 1.400 pessoas, totalizando aproximadamente 2.900 trabalhadores. As contratações do contrato firmado em 2025 devem iniciar em março.
A empresa vive um momento positivo após encerrar, em julho de 2025, um longo processo de recuperação judicial. Nos últimos anos, o estaleiro também atuou em serviços de reparo naval e no desmantelamento da plataforma P-32, trabalho que segue em andamento e deve ser concluído em 2026.
Além disso, a Ecovix acompanha novos editais da Petrobras e da Transpetro, que podem abrir novas oportunidades para o estaleiro e para o Polo Naval de Rio Grande.
Crédito das fotos: Maicon Hinrichsen/Critério
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


