Estado – RS – A polícia apreendeu cerca de 3 mil toneladas de sementes piratas em uma operação entre terça (26) e sexta-feira (29) em 14 municípios. O volume, estimado em R$ 35 milhões, representa risco à agricultura por não passar por fiscalização e pode gerar baixa germinação, menor produtividade e maior exposição a pragas.
Os municípios
As apreensões ocorreram em cidades como Júlio de Castilhos, Santiago, Cruz Alta, Giruá, São Luiz Gonzaga, Palmeira das Missões e Arroio do Tigre. A maior parte dos grãos era de soja e forrageiras, parte deles destinada à fabricação de ração animal.
Outras autuações
Durante a ação, uma empresa foi multada por manter um avião agrícola sem registro no Ministério da Agricultura. Também houve flagrantes de defensivos ilegais e armazenamento irregular, com risco de contaminação dos grãos.
A mobilização
Participaram 64 policiais civis, além de fiscais do Ministério da Agricultura e da Secretaria da Agricultura. Segundo o delegado Heleno dos Santos, o combate às sementes piratas é essencial para a segurança alimentar, a economia e o meio ambiente.
Fonte: Polícia.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso