Santo Ângelo – RS – Depois de meses afastado por problemas de saúde, o cantor Pedro Ortaça, de 83 anos, lançará em agosto a música “Pena Guarany”. A canção foi gravada ao lado do filho, Gabriel Ortaça, na aldeia guarani de Buriti e no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões.
A volta após internações
O artista foi internado duas vezes em maio por causa de uma pneumonia e, em janeiro, teve um edema pulmonar. Mesmo assim, decidiu retomar os projetos musicais e escolheu uma letra escrita há 10 anos por Vaine Darde para marcar seu retorno.
A força do povo guarani
Segundo Gabriel, a música fala da resistência dos povos indígenas, especialmente os guarani, diante da opressão histórica. A melodia foi criada por ele e finalizada com a participação do pai. É a primeira vez que Ortaça inclui um violino na música — o instrumento foi gravado por Douglas Mendes, que morreu em junho, vítima de câncer, e sonhava em tocar com o Tronco Missioneiro.
Um símbolo para a história das Missões
A música também celebra os 400 anos das Missões Jesuíticas, que serão comemorados em 2026. O violino foi escolhido por ter sido um dos instrumentos ensinados pelos jesuítas aos indígenas, como explicou Gabriel. O lançamento do clipe será no canal do YouTube de Gabriel Ortaça, no próximo mês.
O legado dos Troncos Missioneiros
Pedro Ortaça é o último dos chamados Troncos Missioneiros, grupo que inclui ainda Noel Guarany, Cenair Maicá e Jayme Caetano Braun. Os quatro são referência na música regional gaúcha, com letras que exaltam a cultura do estado e denunciam injustiças sociais.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso