Porto Alegre – RS – A Polícia Civil abriu um inquérito nesta semana para investigar uma possível superdosagem de metadona aplicada a um bebê de 1 ano, que está em coma no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A investigação está sob responsabilidade da 3ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e apura suspeita de erro na administração do medicamento analgésico durante o pós-operatório.
Segundo o prontuário médico, no dia 7 de maio, a criança recebeu uma dose de metadona oito vezes maior que a prescrita inicialmente. A mãe percebeu sinais de parada respiratória por volta das 23h15 daquele dia. O bebê foi reanimado após cerca de oito minutos, mas desde então permanece em coma. Relatórios médicos indicam prejuízo na função cerebral, possivelmente causado pela superdosagem.
O hospital confirma que houve um “evento grave” e informou que abriu apuração interna para entender toda a cadeia de eventos. Profissionais foram afastados, mas os nomes e cargos não foram divulgados. A instituição afirma estar mantendo acompanhamento integral à família e tomando medidas preventivas para evitar novas falhas. O caso também foi levado à ouvidoria do hospital pela família, que agora espera por respostas e por um desfecho com esperança.
Fonte: G1 RS.
LEIA TAMBÉM: Prefeituras podem economizar milhões que hoje são gastos com o lixo
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso