Itacurubi – RS – O prefeito Gelso Soares, PDT, fez um pronunciamento em vídeo defendendo transparência e criticando o alto valor gasto pela Câmara com diárias, ressarcimentos e cursos. Segundo ele, só neste ano os valores já ultrapassam tudo o que havia sido pago em diárias desde a emancipação política do município, que dá mais de 36 anos.
Pode chegar a meio milhão
Gelso afirmou que o total de gastos legislativos em 2025 já supera 400 mil reais e pode chegar a meio milhão até o fim do ano. Ele disse que, somando viagens, cursos e ressarcimentos, o valor é maior do que todo o histórico de despesas da Câmara desde a fundação do município. “Se todos os vereadores usarem o que está previsto, pode passar de 600 mil reais”, alertou.
O que poderia ser feito com esse valor?
Gelso fez comparações para mostrar o impacto dos custos. Disse que com o mesmo dinheiro seria possível comprar mais de 3.500 cestas básicas, construir sete casas populares, custear uniformes escolares por quatro anos ou manter o programa Cartão Cidadão durante todo o ano. “Isso é muito grave. O que estamos perdendo em investimentos poderia mudar a vida da comunidade”, disse.
Projeto na mesa
O prefeito informou que há um projeto enviado pela Câmara na sua mesa que autoriza vereadores a fazerem uma viagem por mês a Porto Alegre, outra a São Paulo e uma por ano a Brasília. Só que isso elevaria os gastos para 600 mil ao ano. Ele poderá aprovar ou vetar.
O apelo à população
Porém, pediu que a comunidade dialogue com os vereadores e apoie um projeto de iniciativa popular que limita as diárias e que já está na câmara. “Não somos contra viagens e cursos, mas Itacurubi é um dos campeões de diárias no Estado. Precisamos colocar as cartas na mesa e agir com responsabilidade”, concluiu.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


