Estado – RS – A primavera chega nesta segunda-feira (22), trazendo um início gelado para o estado. A nova estação também vem com a expectativa de um novo La Niña, fenômeno que pode influenciar o clima nos próximos meses.
A chuva esperada
Segundo o professor Julio Marques, da Universidade Federal de Pelotas, a tendência é que a estação comece com volumes de chuva dentro da normalidade. No entanto, ele afirma que há uma tendência de diminuição das chuvas a partir de novembro, principalmente nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha. O especialista e a Climatempo apontam para a ocorrência de períodos mais secos no RS durante a primavera.
O que esperar da temperatura
A previsão indica que as temperaturas devem ficar um pouco acima da média histórica. A meteorologista Danielle Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia, explica que, embora outubro tenha um clima mais ameno, as médias se aproximam e até superam os padrões históricos com a chegada do verão. A temperatura mais elevada, associada a períodos com pouca chuva, pode favorecer a ocorrência de estiagem.
A característica da estação
A primavera marca a transição entre o inverno e o verão. Com isso, os dias ficam mais longos e iluminados. Apesar do aumento do calor, a estação também pode ter a chegada de massas de ar frio, que podem causar tempestades. Os especialistas orientam que a população acompanhe as previsões de curto prazo. (GZH)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso