Porto Alegre – RS – O professor Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, foi um dos destaques do Campo das Ideias, promovido pelo Senar-RS nesta quinta-feira, 11. Em sua fala, ele apontou as principais tendências do agronegócio, ressaltando o papel do Brasil como fornecedor de alimentos para quase 1 bilhão de pessoas, além do avanço da bioenergia e da possibilidade de ampliar a agregação de valor nos produtos agropecuários, especialmente com alimentos prontos, bioenergia e biológicos.
O cenário no RS e no Brasil
Segundo Neves, o Rio Grande do Sul é protagonista nesse processo pela tradição agrícola, mas precisa ampliar o uso da segunda safra, superar crises recentes e fortalecer cooperativismo e associativismo. Para o país, ele enxerga grande potencial na exportação de alimentos prontos, biocombustíveis e insumos biológicos, setores que podem colocar o Brasil na liderança mundial em valor agregado.
O alerta sobre a COP30
Ao falar sobre a Conferência do Clima de 2030, que será no Brasil, o professor enfatizou que o evento deve ser uma vitrine positiva para o agro, destacando a matriz energética renovável, o código florestal e as inovações sustentáveis. Ele alertou, no entanto, para o risco de que grupos radicais usem o encontro como palco de protestos contra a imagem do setor.
Fonte: GZH.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso