Nesta terça-feira (4), o RS registrou 43,8°C em Quaraí, na Fronteira Oeste, por volta das 15h. Este é o maior registro de temperatura no Estado desde o início das medições regulares, em 1910.
A nova marca supera o recorde anterior de 42,9°C, registrado em Uruguaiana, em 27 de fevereiro de 2022, e entra para a história como a maior medição em 115 anos. Outros registros históricos incluem os 42,6°C de Jaguarão, em 1943, e os 42,5°C registrados na última segunda-feira (3), também em Quaraí.
O Inmet informou que a estação de Quaraí será analisada para descartar possíveis interferências que possam estar contribuindo para os altos registros. No entanto, por enquanto, a nova máxima é confirmada.
Calor intenso em todo o Estado
Em Porto Alegre, a terça-feira também foi marcada por temperaturas elevadas, com a capital registrando 37,3°C às 16h, o dia mais quente de 2025 até agora.
Segundo o Inmet, a onda de calor que atinge o RS deve persistir nos próximos dias. A influência do fenômeno La Niña, o aquecimento dos oceanos e a intensa radiação solar têm contribuído para temperaturas tão extremas.
As áreas mais afetadas pelo calor incluem a Fronteira Oeste, Missões, além de partes do centro, sul e norte do Estado. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, o tempo ensolarado continuará, com máximas podendo alcançar os 38°C.
Possibilidade de mudança
Entre o final de quarta-feira (5) e quinta-feira (6), há previsão de abafamento seguido por temporais em algumas áreas. No entanto, o calor intenso deve retornar no fim de semana, com tendência de aumento ainda maior na próxima semana, segundo a previsão meteorológica.
LEIA TAMBÉM: Governo gaúcho abrirá concurso para 2.734 vagas na área da segurança
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui