Porto Alegre – RS – O avanço do sinal vermelho tornou-se alvo de fiscalização rigorosa na Capital. Entre março e maio, os detectores instalados em cinco cruzamentos autuaram 3.573 motoristas, uma média de 38 multas por dia. A medida busca reduzir o número de acidentes graves no trânsito, que tiveram o desrespeito à sinalização como um dos principais motivos apontados pela prefeitura no ano passado.
O levantamento dos radares
O campeão de registros é o radar instalado na Avenida Farrapos, que soma 857 infrações no período. Na sequência, aparecem os equipamentos da Avenida Bento Gonçalves, com 722 multas, e da Avenida Protásio Alves, com 635. O número de registros saltou em maio, quando novos aparelhos entraram em operação, fazendo com que as multas por avançar o sinal superassem, pela primeira vez, as punições por excesso de velocidade nesses locais.
Regras e novas instalações
A fiscalização respeita critérios de tolerância: durante a madrugada, entre 23h e 5h, o avanço do sinal não gera multa. Além disso, motoristas que precisam avançar para dar passagem a veículos de emergência, como ambulâncias, também não são penalizados. O monitoramento será ampliado nos próximos dias para mais três cruzamentos importantes, incluindo pontos nas avenidas Ipiranga e Baltazar de Oliveira Garcia, buscando reforçar a segurança em áreas de grande fluxo.
Redação, João Lemes; Fonte: EPTC 🚦
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso



