A Brigada Militar e agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEP) enfrentaram uma rebelião no Presídio Estadual na madrugada deste sábado (15). O ato aconteceu após a remoção de presos para outras penitenciárias, cumprindo uma decisão judicial que determinou a interdição da unidade.
A decisão da Justiça reduziu a ocupação máxima para 160 detentos, mas o local abriga mais de 220. Após a saída de um grupo de presos, internos iniciaram um protesto, incendiando colchões e causando tumulto. Agentes da SUSEP retornaram ao presídio com apoio da Brigada Militar, que utilizou balas de borracha e granadas de efeito moral para conter a rebelião.
Pelo menos 15 presos tiveram ferimentos leves e receberam atendimento no Hospital de Caridade de Canela. Familiares relataram que não sabem quais detentos foram transferidos ou atendidos e que não conseguem contato com a administração do presídio. SUSEP e Brigada Militar não responderam aos questionamentos da reportagem até o fechamento desta matéria.
Fonte: Portal da Folha.
LEIA TAMBÉM: Escológica: especializada em formar cidadãos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui