Estado RS – Depois de um 2024 com produção abaixo do esperado, os produtores de morango no Rio Grande do Sul têm motivos para comemorar. A safra deste ano começa a mostrar sinais positivos, impulsionada pelas condições climáticas favoráveis — com frio intenso seguido de dias ensolarados — o que deve beneficiar o desenvolvimento das frutas.
A notícia chega em boa hora, especialmente para Bom Princípio, no Vale do Caí, onde acontece a tradicional Festa Nacional do Moranguinho, que neste ano chega à sua 21ª edição, marcada para os dias 4 a 21 de setembro. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 180 mil visitantes ao longo dos três finais de semana de programação.
Segundo Maicon Berwanger, coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia da Emater, cerca de 95% das áreas já estão plantadas, e as primeiras mudas, colocadas na terra entre fevereiro e março, já começaram a produzir.
— As mudas já atingem produtividade média, o que reforça a colheita que será feita em setembro — explica Berwanger.
Apesar de algumas perdas causadas pelas geadas recentes, a expectativa geral é de uma safra maior e com frutas de melhor qualidade. Os números finais da produção ainda estão sendo apurados pela Emater.
Com cenário mais promissor no campo, cresce também a empolgação para a festa que celebra o símbolo da cidade e movimenta a economia regional com gastronomia, música e produtos à base da fruta mais romântica do ano.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso