Porto Alegre – RS – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região afastou o juiz federal Eduardo Appio, que ficou conhecido por ter substituído Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba; É que houve uma denúncia de furto de garrafas de champanhe em um supermercado de Blumenau, em Santa Catarina. A investigação corre sob sigilo e o afastamento é por tempo indeterminado.
A investigação
O caso chegou ao TRF-4 depois de uma apuração prévia feita pela Polícia Civil de Santa Catarina. O delegado Ulisses Gabriel confirmou que o juiz foi identificado e que o tribunal foi comunicado imediatamente, por conta da prerrogativa de foro. “Não vamos retroagir um milímetro, seja quem for o investigado”, afirmou.
O histórico
Appio ganhou notoriedade ao assumir a 13ª Vara da Lava-Jato em 2023, quando o então juiz Luiz Bonat foi promovido ao TRF-4. Ele se destacou por críticas à operação e ao próprio Sergio Moro, além de publicar um livro contra a Lava-Jato.
Outros afastamentos
Essa não é a primeira vez que o juiz é afastado. Meses após assumir em Curitiba, ele foi acusado de ter feito uma ligação considerada intimidadora ao filho de um desembargador, o advogado João Malucelli, ex-sócio de Moro. O Conselho Nacional de Justiça decidiu afastá-lo da Vara, e ele não retornou desde então.
Fonte: Revista Veja.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


