Ijuí – RS – O vereador Jorge Amaral (PP) foi condenado pela Justiça Eleitoral por violência política de gênero contra a então candidata Débora Vieira de Oliveira (PT). Ele recebeu pena de um ano, seis meses e 15 dias de prisão, além de multa e indenização de cinco salários mínimos à vítima.
O crime ocorreu durante a campanha eleitoral de 2024, quando Amaral divulgou um vídeo com ofensas à candidata, com conteúdo discriminatório e humilhante. Segundo o Ministério Público, ele agiu com o objetivo de prejudicar Débora por ela ser mulher.
“Liberdade de expressão” – “prostituta”
Em uma das veiculações, Jorge chamou Débora pro adjetivos equivalentes a “prostituta”, inclusive com o uso de uma trilha cuja letra reforçava a ofensa. Sua defesa alegou, no entanto, exercício da “liberdade de expressão”. Detalhe: o vereador tem como profissão de origem a Medicina, e especialidade a ginecologia.

O promotor Nilton Kasctin dos Santos, autor da ação penal, ressaltou: “A condenação tem duplo efeito pedagógico para a sociedade: mostra a necessidade de respeito aos direitos do outro e a importância do espaço da mulher na política”.
Em outro processo pelo mesmo caso, a Justiça também cassou o mandato de Amaral e o declarou inelegível por oito anos.
Fonte: MP e Rádio Progresso.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- acebook: NPExpresso