Não-Me-Toque – O vice-governador Gabriel Souza, durante audiência pública na Expodireto Cotrijal, destacou a importância da securitização das dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Esse mecanismo transformaria as dívidas em títulos negociáveis, permitindo que os produtores acessassem recursos para recuperar suas atividades, gravemente afetadas por estiagens e enchentes nos últimos anos. Gabriel enfatizou que o RS, um dos maiores produtores de grãos, enfrenta dificuldades sem paralelos, que impactam diretamente o Brasil.
O governo estadual anunciou medidas emergenciais para lidar com a estiagem. Entre as ações, estão o repasse de R$ 46,7 milhões para municípios afetados pela estiagem e a atualização de decretos relacionados ao uso de água e segurança de barragens. A otimização de processos burocráticos e a expansão da rede elétrica no campo também são prioridades, além do programa Irriga + RS, que oferece subsídios para a instalação de sistemas de irrigação.
Gabriel Souza alertou para os efeitos econômicos e sociais da estiagem prolongada. Com perdas projetadas de até R$ 319 bilhões em quatro anos, a redução da produção no Estado afetaria diretamente a economia brasileira. Ele lembrou que o estado vivencia o pior desastre climático de sua história, com impactos significativos na produção de grãos, emprego e circulação de dinheiro nas cidades.
Fonte: Ascom GVG/Secom
LEIA TAMBÉM: Lava-Pés: de vandalismo a crime ambiental
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Tiktok: @np.expresso