Na terça-feira (20), houve um novo caso de desmatamento no norte do RS, onde aproximadamente 31 mil metros quadrados de Mata Atlântica foram destruídos em Taquaruçu do Sul.
O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar flagrou a ação irregular em duas propriedades rurais após denúncia. No primeiro caso, uma área de mais de 3,3 mil metros quadrados desmatou-se sem autorização ambiental.
Na segunda, mais 27,9 mil metros quadrados foram destruidos, com abuso de autorização em cerca de 7.970 metros quadrados. Neste caso, o proprietário da área apresentou Licença Ambiental, mas o documento previa apenas a exploração de dois hectares. Portanto, houve o abuso da autorização em cerca de 7.970 metros quadrados.
Os responsáveis responderão por crime ambiental contra a flora, sujeitos a penalidades que variam de multa à detenção. Esse é o primeiro registro de desmatamento em Taquaruçu do Sul em 2024. Embora tenha ocorrido a destruição de 8,7 hectares de Mata Atlântica no município entre 2022 e 2023.
O desmatamento florestal e o uso irregular do solo são crimes ambientais que causam impactos negativos ao meio ambiente. Incluindo a perda de biodiversidade e contribuição para as mudanças climáticas.
Fonte GZH



RS é recorrente na destruição da mata atlântica, desmatamento, isso é muito triste, leis existem mas, não são divulgadas e muito menos obedecidas. O governo federal DEVERIA fazer quinzenalmente propaganda nacional sobre as leis e as penas pra quem comete o crime ambiental MAS NÃO FAZEM. Os governos ESTADUAIS tbm deveriam fazer a mesma propaganda MAS NÃO FAZEM. É preciso MUDAR a consciência do povo com relação ao crime ambiental.