Nacional – O ministro dos Transportes Renan Filho anunciou que a proposta para eliminar a obrigatoriedade das autoescolas na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá entrar em vigor ainda este ano.
Segundo Renan, a medida deve ser implementada por meio de resolução do Contran, o que agiliza o processo e evita a demora de um projeto de lei no Congresso.
A proposta permitirá que o candidato escolha como se preparar para os exames teórico e prático: em autoescolas, com instrutores autônomos credenciados, ou em cursos públicos e on-line.
O governo também deve oferecer gratuitamente um curso teórico com conteúdos de legislação, direção defensiva, cidadania e meio ambiente.
Hoje, o custo médio para tirar a CNH varia entre 3 e 4 mil, mas o novo modelo poderá reduzir o valor em até 80%, mantendo apenas as taxas de exames e emissão.
A proposta está em consulta pública até 2 de novembro, período em que a população pode enviar sugestões e contribuições antes da decisão final do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


