Santiago/RS – Há 10 anos atrás, a santiaguense Elisabete Rodrigues Machado percebeu um pequeno caroço no seio e relatou para uma cliente de seu salão de beleza. A recomendação foi de que deveria buscar atendimento médico, o que ela fez uns 15 dias depois. Ao fazer isso, percebeu no semblante de sua médica que não era algo positivo e se preparou para a notícia: se tratava de um tipo raro de câncer. “Por dentro me abalei, mas não deixei que as pessoas percebessem. Segui rindo, vivendo. E fui eu mesma que raspei meu cabelo, quando começou a cair”, afirmou. Elisabete passou a encarar tudo, com o apoio da família, dos amigos e das clientes, fazendo questão que elas continuassem buscando seus serviços no salão. “Ainda assim, sentia que era como se eu estivesse me despedindo da vida”, relatou.
O início do tratamento
Ela iniciou os tratamentos quiomioterápicos e acabou se submetendo a uma cirurgia que resultou na retirada de uma das mamas. Chegou a entrar na fila para buscar a reconstituição, mas soube que era bem extensa, com mais de 5 mil pessoas à espera. Seguiu fazendo os tratamentos e já estava sem expectativas de ser chamada.
Esperança
Elisabete conta que começou a mudar a forma de pensar quando atendeu uma cliente que relatou que havia se curado de um câncer semelhante ao dela e que já havia sete anos que estava muito bem. “Ali comecei a ver que havia esperança pra mim. Havia uma luz. Se ela conseguia, eu também poderia.”
A sonhada cirurgia
Poucos meses atrás, a cabeleireira recebeu um telefonema onde ficou sabendo de um novo programa de saúde do Governo Federal chamado “Agora tem Especialista” e Elisabete foi, enfim, chamada para fazer a sonhada cirurgia. Quinze dias depois, ela estava com os seios reconstituídos e, segundo ela, simétricos. A cirurgia foi um sucesso e a recuperação de Elisabete foi muito rápida.
Live com o ministro
Seu jeito carismático de ser conquistou os jornalistas da Hospital da UFSM que fizeram uma reportagem com ela, que acabou chamando a atenção de uma jornalista do Ministério da Saúde que entrou em contato para fazer uma entrevista. E Elisabete acabou chamando a atenção do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que a convidou para participar de uma live onde falou sobre o sucesso da cirurgia e de como foi bem atendida pelo programa “Agora tem especialista”. Cheia de bom humor, Elisabete conta que ficou famosa entre as clientes, que a chamam agora de “amiga do ministro”.
E qual foi a primeira coisa que ela fez com seus seios reconstituídos? “Encomendei um vestido com um decote muito bonito. Estou muito feliz e em paz, com muita vontade de viver”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: A Chama Crioula chega à região
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso