São Paulo – Duas estudantes de medicina publicaram um vídeo fazendo piada com Vitória Chaves da Silva, de 26 anos, que morreu por insuficiência renal após passar por quatro transplantes ao longo da vida — sendo três cardíacos e um de rim. O vídeo, gravado no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e divulgado no dia 17 de fevereiro, nove dias antes da morte da jovem, cita os transplantes com detalhes que coincidem com o caso de Vitória.
Em tom de deboche, as estudantes questionam a raridade dos procedimentos e insinuam que a paciente não teria seguido corretamente o tratamento após os transplantes. Uma delas ainda comenta que pretendiam visitar a jovem: “A gente vai subir lá em cima e tentar conversar com essa paciente transplantada por três vezes.”
Na sequência, a outra jovem comenta: “Essa menina tá achando que tem sete vidas”.
A gravação chegou ao conhecimento da família por meio de um amigo, causando indignação. A família registrou boletim de ocorrência e acionou o Ministério Público de São Paulo e o Incor. O instituto foi procurado pela imprensa e ainda não se manifestou.
LEIA TAMBÉM: Idoso sai de bailão e quase cai com o Monza no rio Uruguai
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso