Brasil – Para reduzir o grande volume de chamadas de telemarketing indesejadas, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que expandirá o uso do prefixo 0303. Anteriormente reservado para televendas, o prefixo agora se aplicará a todas as empresas que realizam um elevado número de chamadas telefônicas.
As novas regras entram em vigor a partir de 5 de janeiro de 2025. A partir dessa data, empresas e organizações que realizam mais de 10 mil chamadas diárias, independentemente do motivo, deverão adotar o prefixo.
Segundo a Anatel, a medida visa equilibrar as regras entre diferentes setores, facilitando a fiscalização e aprimorando a experiência do consumidor. Além disso, as empresas que não se adequarem às novas regras enfrentarão o bloqueio de suas chamadas.
As prestadoras de telecomunicações devem monitorar e identificar os responsáveis por um volume intenso de chamadas. A Anatel supervisionará mensalmente a verificação para determinar quais entidades se enquadram nessa exigência.
Origem verificada
Para as empresas que preferirem não adotar o prefixo 0303, a Anatel oferece a opção de usar a chamada de origem verificada. Com essa alternativa, o consumidor poderá ver na tela do telefone não apenas o número, mas também os dados de identificação da empresa que realizou a chamada.
“Essa nova funcionalidade já está em testes com adesão progressiva de empresas e fabricantes de terminais celulares. Com a Origem Verificada, o consumidor fica bem informado sobre a qualificação e o responsável pela chamada para decidir sobre o atendimento”, disse a Anatel.
Desde junho de 2022, a agência tomou várias medidas para reduzir o número dessas ligações. Entre elas, estão o bloqueio de usuários e a permissão para que as operadoras cobrem por chamadas curtas de até três segundos feitas por essas empresas, algo que antes não era permitido. Como resultado, essas ações diminuíram significativamente o volume de chamadas indesejadas.
Além disso, a Anatel lançou um portal na internet chamado “Qual Empresa me Ligou”. Nele, você pode consultar, usando o número da chamada recebida, qual empresa está ligando para seu telefone fixo ou móvel.
Fonte: Agora RS.
VEJA TAMBÉM:
A que ponto chegamos! Pais pedem medida protetiva contra o próprio filho