Apenas um dos 10 freios de caminhão envolvido com equipe de remo estava funcionando

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O caminhão envolvido no acidente com a van da equipe de remo de Pelotas, que resultou em nove mortes, apresentou problemas mecânicos ao menos três vezes no fim de semana do incidente.

Uma reportagem do Fantástico, exibida no domingo (27), mostrou imagens das câmeras da rodovia e revelou que, segundo a investigação, apenas um dos dez freios da carreta funcionava plenamente, enquanto quatro estavam desgastados e cinco não operavam.

— Meu caminhão ficou sem freio. Tentei ligar o freio motor, não segurou, o caminhão se apagou. Tentei engatar, fazer pegar no tranco, não pegou, e foi isso que aconteceu. Infelizmente eu bati em uma van — disse o motorista da carreta, Nicolas de Lima Pinto, 30 anos, em depoimento por vídeo.  

Problemas mecânicos

Conforme a polícia, o caminhão ficou sem combustível na estrada na sexta à noite, quando ainda estava em São Paulo . Transportava mais de 20 toneladas de carga à Argentina. No sábado de manhã, já no Paraná, teve um problema na embreagem. Nicolas foi rebocado e acionou o dono do veículo. 

Ele chegou a substituir a embreagem, mas deixou o posto antes de concluir o serviço por conta de um problema na caixa de câmbio. No dia seguinte, um outro mecânico terminou o reparo. Era noite de domingo quando Nicolas seguiu viagem, mas só andou um quilômetro e parou de novo para reparo de um fio ligado ao sistema de marchas, que estaria rompido. 

A defesa de Nicolas informou que “em todo tempo o motorista dirigia de forma prudente e compatível com a via” e que um “eventual excesso de velocidade deve ser atribuído à falha mecânica que atingiu o sistema de freios do veículo”.

Em defesa, o dono da carreta afirma que “todas as normativas para o trânsito e a segurança do veículo foram atendidas”.

GZH

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