Páscoa é perdão,
justiça e bondade
Estava pensando, muitos nem ligam mais para a quaresma, período em que não se pode bailar etc. Na última quarta e quinta santas mesmo, houve festa em todo o canto. Bailes e até a “boate do capeta”. Depois, na sexta Santa, todos comem peixe porque saborear a carne vermelha é pecado.
Sabem o que é pecado? Pecado é ser injusto, mentir a todo instante, magoar pessoas a troco de nada. Pecado é não perdoar. Aliás, só se perdoa a si mesmo, pois somos nós quem sofremos com a mágoa, com o ódio nutrido contra os irmãos. Mas não temos condições disso porque somos podres por dentro.
Quanto ao nosso Deus, ele está é nas nossas consciências, nos nossos gestos de justiça, de bondade… Desse modo, apenas comer peixe na sexta não vai resolver. Sei que é tradição, pra lembrar de Cristo, mas não ligo muito para essa tradição. Se tiver, eu como!
Quanto ao Cristo, sei que existiu, sei que foi bom, intelectual, líder e deixou herança de amor. Mas que foi um deus, que fez milagre, que era loiro… disso eu não tenho a certeza.
Talvez as transformações de sua imagem fossem obra da igreja Católica, que já matou tantos em fogueiras, que já contou tantas mentiras e que se meteu em quase todos os governos antigos e, se pudesse, seguiria mandando.
Portanto, nessa Páscoa, vamos refletir pelo homem sábio e bom que foi Cristo. Vamos perdoar, tentar ser justos. Essa é a verdadeira religião.