Na tarde desta terça(18), os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS) há nove meses, retornaram à Terra. Eles pousaram na Costa do Golfo da Flórida, nos EUA, às 18h57min (horário de Brasília), cerca de 17 horas após o desacoplamento do veículo da ISS, ocorrido às 2h05min.

A missão, que começou em junho de 2024, deveria durar apenas oito dias, mas foi estendida por 287 dias. A viagem de volta foi realizada na cápsula Dragon Freedom da missão Crew-9, da SpaceX, que transportou a dupla junto com Nick Hague, da NASA, e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov. Hague e Gorbunov chegaram à ISS em 28 de setembro, deixando dois lugares livres na nave para a volta dos colegas.
O que aconteceu?
Butch e Suni viajaram para a ISS no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing, em junho de 2024. A missão deveria durar oito dias, mas problemas no sistema de propulsão da cápsula levantaram dúvidas sobre sua confiabilidade. A NASA temia que a Starliner não conseguisse sair da órbita para retornar à Terra.
A NASA então decidiu enviar a cápsula vazia e reposicionar os astronautas para a missão Crew-9 da SpaceX, planejada para 28 de setembro.
LEIA TAMBÉM: Professor usa a mesma agulha para coletar sangue em 43 alunos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso