Europa – Um voo da Lufthansa seguiu por cerca de 10 minutos sem supervisão na cabine depois que o comandante saiu para ir ao banheiro e o copiloto passou mal. O caso aconteceu emem fevereiro deste ano, mas só foi revelado nesta quinta (15), com a divulgação do relatório oficial da Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes da Aviação Civil da Espanha.
A aeronave, que fazia o voo LH77X entre Frankfurt (Alemanha) e Sevilha (Espanha), levava 205 pessoas a bordo. Durante a fase de cruzeiro, o comandante se ausentou da cabine às 10h31 para “necessidades fisiológicas”. Até então, o copiloto havia se mostrado atento e em boas condições. No entanto, ao tentar retornar, o comandante não conseguiu mais acesso à cabine.
Ele tentou digitar a senha de entrada várias vezes, inclusive usando o código de emergência. Ninguém atendeu às chamadas internas. Só às 10h42 o copiloto, visivelmente debilitado, conseguiu abrir a porta manualmente. Ele foi encontrado pálido, suando e recebeu os primeiros socorros ainda a bordo, com a ajuda da tripulação e de um passageiro que era médico.
A suspeita inicial foi de ataque cardíaco, mas em solo ele foi diagnosticado com um possível transtorno convulsivo — condição que não havia sido detectada nos exames médicos de rotina. O certificado médico do copiloto foi suspenso por precaução.
Por conta da emergência, o comandante desviou o voo para Madri, onde o avião pousou em segurança cerca de 20 minutos depois. A viagem foi retomada cinco horas mais tarde.
O relatório apontou que a ausência de uma segunda pessoa autorizada na cabine atrasou a resposta à emergência. Na época, a Lufthansa seguia as regras da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), que não exigiam a permanência de dois tripulantes na cabine em ausências breves.
Agora, a comissão espanhola recomenda que essas normas sejam revistas, tornando obrigatória a presença de duas pessoas na cabine durante todo o voo — medida que pode aumentar a segurança e evitar casos semelhantes.
A Lufthansa não se manifestou oficialmente sobre o incidente.
LEIA TAMBÉM: Tentativa de homicídio em Santiago: Brigada prende suspeito
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso