Banrisul lança proposta de instituto para apoiar cultura e projetos sociais no RS

Além da criação do instituto, Banrisul destina R\$ 10 milhões para recuperar e modernizar bibliotecas no RS.

Publicado em

Porto Alegre – O Banrisul anunciou nesta quarta (25) a criação do Banrisul Cultural, uma proposta que marca um novo momento na relação do banco com a sociedade gaúcha. A ideia é criar um instituto para apoiar a cultura e iniciativas sociais em todo o RS. O lançamento foi feito durante coletiva de imprensa no Salão Nobre do banco, com presença do governador Eduardo Leite, do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, secretárias estaduais e representantes de diversos setores.

Para que o Banrisul Cultural se torne realidade, o Governo do Estado vai encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa, formalizando a criação da nova entidade.

Durante o evento, o banco também anunciou a destinação de R$ 10 milhões para a recuperação de bibliotecas públicas em várias regiões do Estado — muitas delas danificadas pelas enchentes de 2024. Além das atingidas diretamente pelas cheias, o apoio também vai beneficiar bibliotecas tradicionais, que seguem como importantes espaços de leitura e cultura.

Para o governador Eduardo Leite, a iniciativa reforça a identidade do Banrisul com o povo gaúcho:

“É uma forma de entregar valor real à comunidade, preservando a memória, valorizando a arte e promovendo a cultura em todas as regiões. E agora, com uma estrutura própria, mais transparente e organizada.”

Segundo o presidente Fernando Lemos, o investimento nas bibliotecas é também um símbolo de reconstrução:

“É um reconhecimento do papel das bibliotecas como centros de conhecimento, inclusão e memória. Estamos pensando além da recuperação — queremos fortalecer a base do desenvolvimento humano.”

O que é o Banrisul Cultural?

A proposta é criar um instituto voltado exclusivamente ao fomento da cultura e de ações sociais no Rio Grande do Sul. A ideia é que o Banrisul atue por meio de um braço institucional, capaz de apoiar projetos culturais, valorizar a diversidade, incentivar novas linguagens artísticas, preservar o patrimônio e ampliar o alcance de iniciativas assistenciais.

“Cultura é inclusão, educação e geração de renda. Investir nisso é investir num futuro melhor para o nosso povo”, destacou Lemos.

O instituto será estruturado como associação civil sem fins lucrativos, com o Banrisul como instituidor e suas empresas controladas como mantenedoras. Isso permitirá organizar de forma permanente e transparente as ações culturais e sociais do banco, com foco em resultados de longo prazo.

Quem assume o comando

O Banrisul também anunciou que quem estará à frente do projeto é Beatriz Araújo, ex-secretária estadual da Cultura (2019–2025). Com vasta experiência na gestão pública e no setor cultural, Beatriz agora assume o desafio de estruturar e colocar o Banrisul Cultural em funcionamento. Caberá a ela liderar o diálogo com o setor cultural, definir diretrizes e formatar os caminhos do novo instituto.

“O Banrisul Cultural nasce com um propósito claro: ajudar na reconstrução do Estado, gerar oportunidades e fortalecer os laços com a comunidade gaúcha”, finalizou o presidente do banco.


LEIA TAMBÉM: Deputado Cláudio Tatsch pede recuperação de pontes da região

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

129,061FãsCurtir
68,801SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Rodovia Anhanguera em São Paulo ganha nome de Silvio Santos

São Paulo - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou nesta quarta-feira...

Bolsonaristas querem que a Havan deixe de patrocinar programas do SBT

Nacional - Bolsonaristas reagiram com indignação após o SBT receber o presidente Lula e...

Projeto de Lei da dosimetria segue para sanção

Brasília, DF - O Senado aprovou o Projeto de Lei 2.162 de 2023 nesta...

Alunos de Santiago conquistam medalhas em torneio regional de xadrez

Santiago – Estudantes da rede municipal participaram de um desafio estudantil de xadrez em...

Leia Também

Rodovia Anhanguera em São Paulo ganha nome de Silvio Santos

São Paulo - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou nesta quarta-feira...

Bolsonaristas querem que a Havan deixe de patrocinar programas do SBT

Nacional - Bolsonaristas reagiram com indignação após o SBT receber o presidente Lula e...

Projeto de Lei da dosimetria segue para sanção

Brasília, DF - O Senado aprovou o Projeto de Lei 2.162 de 2023 nesta...