Santiago/RS – A mistura de bebida alcoólica com energéticos tem se tornado cada vez mais comum, especialmente em festas, baladas e eventos sociais. Apesar de ser vista por muitos como algo inofensivo, essa associação pode representar riscos importantes à saúde, principalmente ao coração.
Os energéticos possuem altas concentrações de cafeína e outros estimulantes que aceleram os batimentos cardíacos e elevam a pressão arterial. Já o álcool atua como um depressor do sistema nervoso central, reduzindo a percepção de cansaço e embriaguez. Quando consumidos juntos, essas substâncias criam uma falsa sensação de disposição e bem-estar, levando a pessoa a ingerir maiores quantidades de álcool sem perceber os limites do próprio corpo.
Riscos cardiovasculares
A combinação de álcool com energético está associada ao aumento do risco de arritmias cardíacas, picos de pressão arterial, ansiedade, desidratação e alterações no ritmo do coração. Em situações mais graves, pode contribuir para eventos cardiovasculares importantes, especialmente em pessoas predispostas.
Indivíduos com histórico de doenças cardíacas, hipertensão arterial ou distúrbios do ritmo cardíaco devem evitar completamente essa mistura, uma vez que os efeitos podem ser potencializados e imprevisíveis.
Escolhas conscientes também protegem o coração
Cuidar da saúde do coração vai além de exames e tratamentos médicos. Envolve também escolhas conscientes nos momentos de lazer, respeitando os limites do organismo e evitando combinações que possam colocar a saúde em risco.
O Dr. Juliano Pavanatto é cardiologista, e sócio da Clínica Endocárdio. CRM RS 25724 / RQE 16415
Clínica Endocárdio – Rua Sete de Setembro, 507, sala 201- Santiago – (55) 9 9158-8489/ 3251-3091
www.clinicaendocardio.com.br
LEIA TAMBÉM: A força feminina em Jaguari
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


