Pelo Mundo – Brasil, Espanha, México, Chile, Colômbia e Uruguai expressaram preocupação e rejeição às ações militares dos Estados Unidos em território venezuelano. Os países afirmaram que a operação viola a soberania nacional e princípios centrais do direito internacional previstos na Carta das Nações Unidas. A nota alerta para riscos à população civil e para a estabilidade regional.
Os governos declararam que a crise na Venezuela exige solução por meios pacíficos. A posição conjunta defende diálogo e negociação sem interferência externa. O texto sustenta que apenas um processo político inclusivo liderado pelo povo venezuelano pode produzir uma solução democrática e duradoura.
A nota critica qualquer tentativa de controle ou apropriação externa de recursos naturais venezuelanos. Os países afirmam que esse tipo de ação afronta o direito internacional e ameaça a estabilidade política econômica e social da região. O documento reforça o compromisso com a América Latina e o Caribe como zona de paz.
Fonte: Revista Veja.
LEIA TAMBÉM: Poluição ambiental por agrotóxicos é flagrada em Manoel Viana
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


