Santiago – RS – Cabos de fibra ótica retirados dos postes estão ganhando nova utilidade em Santiago. O material, que antes seria descartado, agora é usado na produção de cestas, vasos e cadeiras por participantes de uma oficina de artesanato instalada no Centro de Convivência para Idosos.
Inclusão e renda
A iniciativa é apoiada pelo Ministério Público do RS através do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). Desenvolvido em parceria com a Prefeitura, o projeto já contou com a participação de cerca de 20 pessoas. Além de aprenderem uma atividade, elas podem vender os produtos e aumentar a renda.

Material reaproveitado
Uma vez por mês, equipes da Prefeitura, da RGE e de operadoras de telefonia retiram fios sem uso dos postes da cidade. Parte desse material é encaminhada para as oficinas. A ação também ajuda a reduzir o descarte de resíduos e evita gastos com transporte para aterros.

Projeto será ampliado
Segundo o Ministério Público, a proposta une inclusão social, geração de renda e cuidado com o meio ambiente. A expectativa é ampliar o projeto e levar a oficina para detentos do Presídio Estadual de Santiago até o fim de 2026.
Fonte: Ministério Público do RS
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso



