Estato – RS – Para muitos municípios na faixa de fronteira do Rio Grande do Sul, às margens do Rio Uruguai, a pesca esportiva do peixe Dourado pode ser o mecanismo efetivo para o desenvolvimento econômico – fundamental para reter a população do interior que tem migrado para os grandes centros metropolitanos. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Tiago Cadó (PDT), na 48ª Expointer, durante a instalação da frente parlamentar que defende o tema supracitado. O ato ocorreu na tarde desta quarta-feira (3), por iniciativa do deputado Alísio Classmann (União), na casa da ALRS no Parque de Exposições Assis Brasil, com a presença de parlamentares, prefeitos e representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, órgãos ambientais e entidades ligadas ao setor.
“O pescador não é criminoso”
“O pescador está sendo taxado de criminoso, porque está pescando o Dourado. Isso é inadmissível. Eu tenho certeza que hoje, a angústia de muitos prefeitos é ter a oportunidade de desenvolver o seu município por meio da pesca”, salientou Cadó. De acordo com o parlamentar, as cidades que estão fora dos grandes centros metropolitanos, com déficit de industrialização, precisam se reinventar por meio do turismo – que é a maior indústria do mundo – para não ver sua população se esvaziar cada vez mais.
Recursos que vão para fora do Brasil
Cadó ainda ressaltou o dinheiro do povo gaúcho está sendo gasto no estrangeiro, atraídos pela pesca artesanal e esportiva na Argentina e no Paraguai. “Esses expressivos recursos poderiam girar na nossa economia. Assim, precisamos fomentar o nosso turismo e reverter a situação de forma urgente”, afirmou o deputado.
Presenças na instalação da frente parlamentar
Também participaram da instalação da frente parlamentar a diretora de Biodiversidade da Sema, Cátia Gonçalves; o presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste do RS e prefeito de Boa Vista do Buricá, Joãozinho Sehnem; e os prefeitos de Porto Lucena, Iury Sommer Zabolotsky; de Barra do Quaraí, Maher Jaber Mahmud; de Campo Novo, Pedro dos Santos; de Porto Mauá, Manico Dinon; de Tiradentes do Sul, Elton Pilger; de Nova Esperança do Sul, Ivori Guasso Júnior; e de Humaitá, Luiz Carlos Sandri; o chefe de divisão da Sema, Mateus Leal; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fernando Classmann; o técnico ambiental Valtemir Bruno; e Alexandre Resende, representando a Fish TV.


Matéria: Irineu Fontela Filho (MTE 17.690)
Foto: Claudio Fachel/ALRS.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso