Ijuí, RS – (Região Noroeste) A votação ocorreu segunda-feira dia 19 com 10 votos favoráveis e cinco contrários. A proposta ainda depende de sanção do prefeito Andrei Cossetin. O ponto que mais chamou atenção foi o novo valor do salário do prefeito que deve chegar a 37.404 mensais acima da remuneração do governador Eduardo Leite que hoje recebe 35.462.
Os valores e o histórico
Se sancionado o projeto fixa o salário do vice-prefeito e dos secretários em 18,7 mil e o dos vereadores em 12.468. Atualmente o prefeito já recebe 36 mil valor aprovado em 2023 e em vigor desde 2025. Em maio do ano passado a Justiça anulou um projeto anterior por falhas no trâmite e na transparência. A Câmara recorreu e o processo segue em análise.

A justificativa e a regra legal
A prefeitura informou que o aumento seria reposição inflacionária e ressaltou que a sanção ainda não ocorreu. Pela Constituição a remuneração de prefeitos pode superar a de governadores desde que não ultrapasse o teto federal de 46.366 pago a ministros do Supremo Tribunal Federal. Há uma proposta de reforma administrativa em análise no Congresso que pretende limitar o salário de prefeitos a 80 por cento do vencimento dos governadores. Fonte: Gaúcha ZH.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


