Em uma sessão solene histórica, a Câmara de Capão do Cipó celebrou os 25 anos de emancipação do município. Homenageando personalidades e destacando a união da comunidade e líderes locais no desenvolvimento da cidade. Sob a presidência do vereador e presidente Jairo Charão, o evento contou com a presença de autoridades e uma palestra sobre transparência e comunicação pública. Encerrando com reflexões para o futuro promissor do município.
Os homenageados:
Silvane Guterres Ramos
Filha de agricultores, é professora há 26 anos, com formação em Ciências e Biologia, além de ter pós-graduação em Educação Ambiental. Mãe de dois filhos, atua desde 2005 na Escola Roseli Correa da Silva, onde assumiu a direção em 2007. Após eleição democrática, realizando um trabalho sério e comprometido com a comunidade escolar e a educação.
Ivanês de Fátima Costa Brunger
Filha de Pedro Ivo e Neraci Costa, viúva de Nilvo Brunger, é mãe de Simone e Vagner. Com 37 anos de experiência no magistério, é formada em Letras pela URI e possui pós-graduações em Educação Ambiental, Orientação, Supervisão e Gestão Escolar. Atuou como diretora e professora na Escola Eugênio José de Vargas Filho e, desde 2001, na Escola Júlio Biasi. Em 2007, foi nomeada pelo Estado para a Escola Macedo Beltrão e também atua como orientadora educacional.
Vera Lúcia de Lima Chaves
Nascida em Tupã, é filha de Alvenir e Beroni Lima. Estudou na Escola Santa Bárbara e se formou em Matemática, Física e Desenho Geométrico pela URI, além de possuir pós-graduação em Educação Ambiental. Foi professora de 1985 a 2016, atuando em escolas como Santa Bárbara e Júlio Biasi, onde também foi diretora e vice. Após sua aposentadoria, dedicou-se à produção rural. Em 2022, inaugurou a primeira agroindústria de laticínios de Capão do Cipó, sendo o SIM número 1 do município.
Cleusa Amarante Garcia
Natural do Carovi, é filha de Valdomiro e Rita Amarante. Viúva de João Darci Garcia e mãe de Cléber Darci, Alice e Cesar (em memória). Formada em Magistério, iniciou sua carreira como alfabetizadora na Escola Macedo Beltrão, onde trabalhou até se aposentar. Foi membro do 1º Conselho Tutelar de Capão do Cipó e atuou como catequista na Capela Nossa Senhora de Fátima – Carovi.
Carini Jesus Rosado Nascimento
Natural de Santiago, filha de João Emídio e Leopoldina Becker, passou a infância no Rincão dos Vieira. Formada em Técnica em Auxiliar de Saúde Bucal, iniciou sua carreira na Prefeitura em 2000. Foi Conselheira Tutelar e Secretária de Saúde, cargo que ocupou novamente após ser vereadora mais votada em 2016 e 2024. Atua como Secretária de Saúde, dedicando-se ao bem-estar da população cipoense.
Clair Dal Castel da Silva
Natural de Ibirubá, mudou-se em 2002 para o Assentamento Banrisul II com o esposo e uma filha. Após perder o marido em 2012, enfrentou desafios ao lado das filhas, superando com esforço e dedicação. Hoje aposentada, cuida da propriedade, dá aulas de catequese e participa de eventos municipais, sendo carinhosamente conhecida como “a mãe da Rúbia”. Considera-se uma cidadã cipoense.
Mari Leda Dalenogare Chagas Zocche
Natural de Santiago, filha de Álvaro e Catárina Chagas. É casada com Geovane do Santos Zocche e mãe de Katherine, Nathan e Kauan. Professora há 40 anos, leciona na Escola Júlio Biasi desde 1994. Formada em Letras e Serviço Social, com pós-graduação em Educação Ambiental, Mari Leda iniciou sua carreira no magistério em 1985. Dedicada à família e à profissão, orgulha-se de contribuir para o futuro dos alunos de Capão do Cipó.
Itanir Bilibio
Nascido em Ijuí/, pai de quatro filhos, mudou-se em 1985 para Carovi. Onde iniciou uma lavoura que cresceu com diversificação de culturas e criação de gado. Formado em Administração pela URI, fundou a Agrobio Cereais (2004) e a Agrobio Sementes (2006). Hoje, o Grupo Agrobio cultiva 4.500 hectares, possui 3 unidades de recebimento de grãos e emprega 68 funcionários, sendo destaque no setor agrícola da região.
Edber Ramos
Nascido no distrito de Areias, é casado com Sônia Guterres Ramos. Pai de Silvane e Rodrigo, avô de Lucas, Gustavo e Gabriel, e bisavô de Benício. Fundador do CTG Pealo da Saudade (1971) e vice-patrão do CTG Coxilha de Ronda, em Santiago, por 18 anos, destacou-se como laçador em rodeios regionais. Residente em Areias, é participante e apoiador das cavalgadas de Capão do Cipó, preservando a cultura tradicionalista.
Adelmo Fracaro Cardoso
Agricultor há mais de 40 anos, empresário no ramo de materiais de construção e referência no esporte local. Fundador da associação de futebol de base, cofundador do CTG General Gumercindo Saraiva, presidente do CMD e idealizador do transporte ao IFF São Vicente. Atuou por 13 anos na categoria de base, conquistando títulos importantes, como a Copa EJDE, Copa Don Bosco e Campeonato SUB-17 de Santiago.
Mais homenageados:
Márcio Dal-Rosso Manente
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, iniciou sua trajetória como Coordenador de Informática na Administração Froner (2012), foi Secretário de Administração na gestão Meneghini (2013) e, em 2023, exerceu os cargos de Secretário da Fazenda e da Educação na Administração Adair, destacando-se por sua dedicação à gestão pública.
Odilon Garcia Rosado
Nascido no Passo do Tibúrcio (Santiago). É pioneiro em Capão do Cipó. Onde reside desde 1953. Casado com Zair Cazarteli Rosado. É pai de Érico e Tiago, ambos vereadores por duas legislaturas. Avô de Rafaela, Mariana e Venâncio. Participou da construção da primeira igreja, do Clube Aliança. Do primeiro posto de saúde e do Posto da Brigada Militar. Foi defensor da emancipação e candidato a vereador por Santiago em 1988, ficando como primeiro suplente pelo MDB.
Evangelista Mendes de Paula (Vô Neno)
Nascido em 1932, em Jaguari, casado com Eva Mathilde Donine de Paula (Vó Eva). É pai de 7 filhos. Avô de 13 netos e bisavô de 14 bisnetos. Residente em Carovi há 51 anos, é conhecido por sua solidariedade, participação ativa na comunidade e vitalidade aos 93 anos, ainda trabalhando na lavoura, apreciando música, baile e visitas, que sempre prolonga com histórias e causos inesquecíveis.
Vilmar José Cardoso
Nascido em Entre Ijuís, é casado com Eva Fracaro Cardoso desde 1966, com quem construiu uma família de 7 filhos, 21 netos e 2 bisnetas. Residente em Capão do Cipó desde 1977, foi pioneiro no assentamento e participou da luta pela emancipação. Trabalhou na Prefeitura e, em 2002, foi efetivado como operador de máquinas. Católico devoto e Ministro da Eucaristia há mais de 15 anos, é exemplo de fé e contribuição à comunidade. Aos 80 anos, mesmo com limitações de saúde, continua sendo uma figura respeitada e querida por sua história de vida.
Mário Talhaferro Cáceres
Nascido em Itaqui/RS, é empresário em Inhacapetum desde 1996, onde comanda o Posto do Mário e lancheria. Casado com Elenice Vendruscolo Zanon, é participante da sociedade, integrante dos grupos de 2ª e 3ª idade e do CTG Gumercindo Saraiva, onde assumiu como patrão em 2024, recebendo a Chama Crioula para a 10ª Região Tradicionalista. Reconhecido por sua amizade, dedicação e contribuição ao município, é uma figura respeitada e querida.
Luiz João Gottems
Nascido em 1940, em Santa Lúcia, Bozano/RS, é pai de cinco filhos, sete netos e dois bisnetos. Residente há mais de 41 anos na localidade de Carovi, dedicou-se à comunidade como membro da diretoria da Capela Nossa Senhora de Fátima e da Escola Estadual Macedo Beltrão do Nascimento, contribuindo ativamente para o desenvolvimento local.
João Pedro Libardi Zucolotto
Nascido em Jóia, é agricultor, pedreiro e um dos grandes colaboradores da história de Capão do Cipó. Casado com Marisa Dessoe Zucolotto, com quem tem três filhos, dedicou-se à comunidade desde 1990, exercendo cargos como presidente e tesoureiro da Capela Santo Antônio e do Clube Aliança. Foi figura central no processo de emancipação. Por sua trajetória de dedicação e compromisso, recebeu o merecido título de Cidadão Cipoense.
Sinval Mateus de Lima
Nascido e criado na histórica Fazenda da Cachoeira, é produtor rural, tradicionalista, sócio-fundador do CTG Gumercindo Saraiva e laçador premiado. Aos 84 anos, casado com Cledi Machado Lima, pai de três filhos, avô de sete netos e bisavô de uma bisneta, é exemplo de dedicação à família, amor às tradições gaúchas e contribuição para o desenvolvimento, tendo participado da comissão emancipacionista e da implantação do posto da Brigada Militar.
Álvaro José Dalenogare Chagas
Nascido em em Santiago, é filho de Álvaro Chagas e Catarina Dalenogare Chagas, casado com Marta Souza de Lima e pai de Laíza Pinheiro Chagas e Manuel de Lima Chagas. Desde 2001, contribui como Tecnólogo da Construção Civil em Capão do Cipó. Sendo responsável técnico por projetos essenciais como o mapeamento municipal, demarcação do perímetro urbano, arruamentos, obras públicas e regularização fundiária, desempenhando papel fundamental no desenvolvimento.
Cilon Almeida Moraes
Pequeno produtor rural e microempresário aposentado. Com mais de 30 anos dedicados ao comércio, foi presidente do Clube União de Monte Alegre. É secretário da Capela Nossa Senhora Aparecida. Além de integrar a patronagem do CTG 18 de Setembro, da Vila Florida. Autor da música “Princesa Missioneira”, em homenagem a Capão do Cipó, contribuiu ativamente no processo de emancipação e foi candidato a vereador por três vezes, sempre defendendo seus ideais.
LEIA TAMBÉM: A luz vai ficar mais cara de novo
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso