A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, chegou neste domingo (16) à Estação Espacial Internacional (ISS) para resgatar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão presos no espaço há nove meses devido a problemas técnicos na nave Boeing Starliner.
O retorno dos dois astronautas à Terra está previsto para começar na próxima quarta-feira (19), utilizando a cápsula da SpaceX, segundo a Nasa. A missão de resgate incluiu também a chegada de uma nova tripulação composta por astronautas americanos, japoneses e russos.
Wilmore e Williams deveriam ter realizado uma missão de apenas oito dias em junho de 2024, mas falhas no sistema de propulsão da Starliner impossibilitaram o retorno no prazo. Apesar da longa estadia, eles não superaram o recorde americano de permanência no espaço, que pertence a Frank Rubio, com 371 dias. A nova equipe que substituiu os astronautas realizará experimentos científicos e pesquisas sobre os efeitos do espaço no corpo humano.
A colaboração entre Estados Unidos e Rússia na ISS continua, apesar das tensões políticas decorrentes da guerra na Ucrânia. O voo de retorno da Crew Dragon deve pousar na Flórida, marcando mais um sucesso da SpaceX em missões espaciais. (GZH)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso