Pelotas, RS – A vontade de viver além das paredes de um consultório fez os dentistas gaúchos Débora Meincke Simoneti e Severino João Simoneti, ambos de 38 anos, mudarem completamente de vida. Em julho de 2024, eles fecharam o consultório em Pelotas, compraram uma van — batizada de Jorge — e a transformaram em motorhome. Desde então, estão na estrada e já percorreram mais de 26 mil quilômetros dentro e fora do Brasil.
A odontologia, porém, continua presente na rotina. Pelo caminho, o casal distribui escovas e pastas de dente a comunidades carentes.
Ideia das escovas
Durante uma viagem à Índia e ao Nepal, em 2023, o casal de dentistas começou a distribuir escovas de dente para crianças e recebeu retorno tão positivo que decidiu levar a iniciativa adiante. Desde julho de 2024, na estrada com o motorhome, Débora e Severino já doaram entre 300 e 400 kits de higiene bucal. Sempre que percebem carências estruturais em uma cidade, procuram escolas, conversam com a direção e entregam os itens acompanhados de orientações práticas — muitas vezes chegando a escovar os dentes das crianças para ensinar a forma correta.
— Temos enxergado muito mais valor nas coisas. Temos sido muito mais felizes do que viver apenas trabalhando e buscando recompensas no dia a dia — afirma Débora.

Severino complementa que a decisão veio da necessidade de mudar:
— A vida urbana, o trabalho repetitivo, as mesmas pessoas… tudo isso estava nos sufocando. Sabíamos que havia um mundo lá fora nos esperando.
De consultório a casa sobre rodas
Antes da viagem, Débora e Severino, ou Deh e Seve, como se apresentam nas redes sociais, viviam em Pelotas, cidade natal dela. Ele é natural de Itatiba do Sul, no norte gaúcho. Em fevereiro de 2023, decidiram comprar a van e, nos fins de semana, entre consultas, transformaram o veículo em uma casa completa de sete metros quadrados.
Com banheiro, sofá-cama, fogão, forno, pia, armários e geladeira com freezer, o motorhome exigiu adaptação.
— A convivência 24 horas em um espaço pequeno não é fácil. Todo casal que vive na estrada diz que, se você passar os quatro primeiros meses, depois dá certo — conta Débora, rindo.
A van ganhou o nome Jorge em homenagem aos artistas preferidos do casal: Jorge & Mateus, Jorge Drexler e ainda por coincidência, o aniversário de Débora é em 23 de abril, dia de São Jorge.
Novos rumos
Mais do que um veículo, Jorge simboliza liberdade. O casal encontrou na estrada a oportunidade de conhecer pessoas, valorizar a simplicidade e unir paixão por viajar com a profissão.
— A cada parada, recebemos carinho, ouvimos histórias e levamos algo em troca: a saúde bucal. É uma forma de deixar nossa marca por onde passamos — resume Severino.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso