Erva-mate teve aumento de 10% a 20% no RS
A bebida tradicional dos gaúchos ficou mais cara. Pelos dados do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS, o preço médio da erva-mate na Grande Porto Alegre em abril subiu 16,31% em relação a igual mês de 2010.
Conforme o Sindicato da Indústria do Mate no Estado (Sindimate/RS), o produto teve aumento entre 10% a 20% – o reajuste varia de acordo com a região e as marcas. Segundo o Sindimate, o reajuste é resultado da restrição a créditos tributários e, principalmente, do aumento de custos na produção, como combustível e mão de obra.
— Hoje, o custo da mão de obra para o produtor chega a 40% do preço final da erva recebida na indústria. Mas se formos comparar com outras bebidas, o chimarrão ainda tem preço muito abaixo (de outros) — pondera o presidente do Sindimate, Alfeu Strapasson. (Zero Hora)
Em Santiago
Vagner Silveira, gerente da Ervateira Santiago, disse ao novapauta.com, que apesar do aumento de 16%, no caso da Erva Mate Santiago, o preço de comercialização para os mercados aumentou apenas 2,5%, já no final de abril, em face ao aumento do preço da matéria-prima e outros produtos utilizados na industrialização da erva-mate. Porém, de acordo com ele, os preços podem variar de um estabelecimento para outro. A Ervateira Santiago não pretende elevar preços até outubro desse ano. Em média, ela está sendo comercializada à R$ 4.80 nos mercados da cidade e região.