Santa Maria, RS – A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou, nesta segunda (8), a retomada das viagens de estudo e trabalho em micro-ônibus e vans próprias da instituição. O uso, no entanto, ficará limitado a deslocamentos de até 150 quilômetros a partir do campus de origem. Para trajetos maiores, os deslocamentos seguem autorizados apenas com ônibus fretados.
A decisão foi comunicada pelo Núcleo de Transporte (NT) e pela Coordenadoria de Serviços Gerais (CSG) da Pró-Reitoria de Infraestrutura, após a adoção de novas medidas de controle e segurança na frota. Entre as mudanças estão a dupla revisão dos veículos, maior rigor nos check-lists de viagem e a obrigatoriedade de anexar o documento pós-viagem ao processo de solicitação. Além disso, os motoristas passaram a realizar inspeções semanais nos veículos de pequeno porte, com registros arquivados.
Outro reforço é a instalação do sistema de rastreamento e telemetria veicular, que começa a operar nesta terça-feira (9) em sete veículos. A tecnologia permitirá monitorar em tempo real a localização, o desempenho e o comportamento do motorista, com foco em aumentar a segurança, reduzir custos e melhorar a eficiência das operações.
Relembre o acidente
Em 4 de abril de 2025, um ônibus da UFSM que levava estudantes para uma visita técnica ao Cactário Horst, em Imigrante (Vale do Taquari), caiu em uma ribanceira de 52 metros de altura a menos de 1 km do destino final. O acidente deixou sete mortos e 26 feridos.
Todas as vítimas fatais eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico. A investigação da Polícia Civil apontou falhas graves nos sistemas de freio do ônibus, que pertencia à UFSM. O motorista era terceirizado.
As vítimas foram identificadas como Dilvani Hoch, Fátima Eliane Riquel Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer, Paulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas. Os velórios ocorreram em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto (São João do Polêsine), Estância Velha, São Martinho da Serra e Passo Fundo.
Fonte: Bei
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso