(J. Lemes)
Muitos santiaguenses foram a Unistalda sábado prestigiar a entrega da Chama Crioula. Uns a cavalo, outros de carro. Uns pilchados, outros à meia-boca. Aí na foto vemos o secretário Roger e os vereadores Pelé e Davi. Os dois não acharam as pilchas….
Já o tradicionalista Leonir Minuzzi, veste um paletó e empunha um chapéu verde. O vice-prefeito Moacir Antolini também está de casaco social. Creio tais vestes não combinam com o restante da indumentária. Sei que já vai surgir alguém pra ler estatuto daqui e dali e dizer que tudo está perfeito, mas continuo achando que não. O prefeito Ruivo e o vice Toninho (à direita) pelo menos, assumiram o “não uso pilchas nem a pau”.

O prefeito João Mário, Jaguari, também veio de paletó. Mas fora essas considerações, convém dizer que foi um sucesso a entrega da chama crioula em Unistalda, que foi trazida de Taquara por dezenas de homens e uma mulher.
E pra encerrar meu comentário sobre esse tradicional ritual, digo que com ou sem pilcha, o sentimento do gaúcho por esse foguinho à base de óleo Diesel é muito grande. Este símbolo tem um significado valioso.